Projetos de Drenagem

A visão do especialista

O projeto de drenagem de águas pluviais é caracterizado por sua complexidade desde as definições dos parâmetros técnicos (como equação de chuva, coeficiente de escoamento superficial, tempo de retorno (TR), tempo de concentração (TC) e dimensionamento de galerias), até a definição de um traçado inteligente para o caminhamento das águas de chuva.

É fundamental que o projetista de drenagem seja o mesmo que desenvolveu o projeto de terraplenagem para que os conceitos e as soluções estejam integradas na compatibilização entre as disciplinas.

A Rambla tem a preocupação de reduzir os impactos ambientais, tais como: erosão, assoreamento e lixiviação. Desta forma, em nossos projetos, propomos dispositivos, como dissipadores de energia nas saídas das redes, visado reduzir a velocidade das águas e, consequentemente amenizar os impactos próximos aos corpos hídricos.

Atenção! Não executamos obras

VOCÊ SABE QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE DRENAGEM?

O processo da elaboração de projeto de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Podem ser feitos com tubos, com canais, valas, fossos ou túneis. Todos possuem a função de retirar o excesso de água presente na área e tornar o solo o mais aproveitável possível.

Um solo seco e bem drenado oferece condições para o desenvolvimento urbano, ou mesmo para o cultivo das lavouras e outras atividades similares, a elaboração de projeto de drenagem pode auxiliar, inclusive, sistemas de irrigação e armazenamento de água, sobretudo em regiões semiáridas.

 

As definições técnicas e os parâmetros para a elaboração de projeto de drenagem são determinados por cálculos complexos. Eventuais falhas podem representar problemas estruturais para o empreendimento. Leva-se em conta desde o coeficiente de escoamento, até a quantidade de chuva que a região recebe em média.

Exatamente por isso, é altamente indicado que o executor do trabalho de terraplenagem seja o mesmo que irá realizar a elaboração de projeto de drenagem da área, para que haja coerência e integração dos trabalhos de maneira eficiente. Dependendo das dimensões do local, instalam-se sistemas de microdrenagem ou de macrodrenagem.

Alguns elementos do dia a dia são importantes peças para a elaboração de projeto de drenagem.

Listamos a seguir alguns desses itens e explicamos brevemente a função de cada um.